Alimentação saudável, conheça um pouco

Alimentação saudável, conheça um pouco

Alimentação saudável, como todos nós já sabemos uma dieta saudável consiste em fornecer ao corpo os nutrientes necessários para o bom funcionamento, para que os indivíduos tenham uma saúde equilibrada e boa qualidade de vida, mas comam saladas e evitem a deficiência de gordura.

Ou seja, ao tomar uma ingestão equilibrada de nutrientes e vitaminas, considere a proporção correta de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras etc. Essa é uma dieta saudável.

O que é uma alimentação saudável?

Por exemplo, podemos representar graficamente uma alimentação saudável através da pirâmide alimentar. Você já ouviu falar do conceito de pirâmide alimentar? A pirâmide é um método gráfico que orienta as pessoas a estabelecer métodos alimentares adequados para uma alimentação saudável.

Você pode entender a proporção recomendada de cada alimento para garantir que nosso corpo obtenha os nutrientes de que precisa.

Base da pirâmide de uma alimentação saudável

No fundo da pirâmide existem carboidratos. Eles são responsáveis ​​por fornecer energia. Portanto, quase todos os carboidratos acabam se tornando açúcares. Isso significa que esses alimentos são frequentemente considerados vilões durante a perda de peso.

No entanto, o segredo de uma dieta saudável é consumir carboidratos completos e, além de energia, os carboidratos também fornecem muita fibra, vitaminas e minerais. Como não são processados ​​como versões brancas ou refinadas (como arroz branco), são mais saudáveis ​​para o corpo e ajudam a diminuir a fome, mantendo a absorção sob controle.

Na segunda camada da base, existem vegetais, que podem absorver muita fibra e outros nutrientes, responsáveis ​​pela função e crescimento do corpo.

Se consumido na forma crua antes das refeições, ajudará a defecar e a regular a fome durante a refeição principal. Este grupo também inclui frutas. No entanto, como as frutas contêm açúcar, o consumo moderado é importante.

Diversificação dos alimentos, vegetais comestíveis, feijão e várias frutas são essenciais para garantir a ingestão de várias vitaminas e minerais. Isso ocorre porque cada alimento possui diferentes nutrientes em diferentes proporções. A história de “Quanto variado for os alimentos, melhor” é a afirmação mais verdadeira que você já ouviu. Vamos em busca de uma alimentação saudável.

Como é o meio da pirâmide

Carne, ovos e feijão são a próxima camada da pirâmide, uma fonte de proteína e são responsáveis ​​pela estrutura e reparo dos tecidos. As proteínas animais, como carne vermelha e branca (aves e peixes), também são uma fonte de vitaminas do complexo B e minerais.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que o exemplo do feijão de oleaginosa é o amendoim. Você pode ver seus benefícios em um artigo dedicado aqui, clique aqui. Além de proteínas de fontes animais, também existem proteínas vegetais. Qualquer pessoa que optar por seguir uma dieta vegetariana ou vegana deve tomar as devidas alterações para garantir a ingestão adequada de proteínas.

Também neste nível da pirâmide, há queijo, leite e derivados. É rico em cálcio, proteínas e vitaminas A e D.  No entanto, a versão gordurosa do queijo cheddar deve ser evitada. Dica: Quanto mais amarelado o queijo, mais gordura.

Qualquer pessoa com lactose limitada deve prestar atenção ao consumo de leite e derivados. O açúcar presente no leite pode causar alergias ou intolerâncias alimentares para algumas pessoas, prejudicar a digestão e causar desconforto.

Falando do topo da pirâmide

No topo da pirâmide, gordura e açúcar devem ser menos ingeridos. Por exemplo, manteiga, maionese, óleo são exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação. Menos de 10% da gordura é convertida em açúcar ou energia, e o restante é depositado no corpo como gordura.

O teor de gordura de produtos industriais (como biscoitos, salgadinhos etc.) é muito superior ao recomendado. Portanto, é correto dizer que uma dieta saudável também é uma dieta natural. É justamente por esse preconceito que o Ministério da Saúde vem realizando campanhas direcionais sobre alimentação saudável.

Uma dieta saudável é uma dieta equilibrada, formada por uma alimentação saudável que pode fornecer nutrientes, vitaminas e minerais em uma proporção adequada para manter o corpo funcionando normalmente.

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